Santa Casa da Misericórdia de Loulé

A Misericórdia de Loulé é uma Irmandade, constituída em Associação de Fiéis, fundada na Ordem Jurídica Canónica, com o objectivo de satisfazer carências sociais e praticar actos de culto católico da doutrina e moral cristãs. Adquiriu personalidade jurídica civil, e está reconhecida como Instituição Privada de Solidariedade Social. É membro fundador da União das Misericórdias Portuguesas (1976).

A História desta Santa Casa tem estado relacionada desde sempre com o Hospital de Nossa Senhora dos Pobres, depois denominado de Hospital da Misericórdia (1826) e mais recentemente (2011) de Hospital de Loulé.

De facto, o Hospital de fundação medieval, veio a ser administrado pela Santa Casa da Misericórdia duas vezes, uma entre 1570|1683 e outra a partir de 1821, compartilhando a sua história praticamente toda a Idade Moderna e Contemporânea.

Atualmente (2021), a Santa Casa da Misericórdia continua a dedicar a sua atividade ao cuidado dos mais vulneráveis, em particular aos idosos, mantendo em funcionamento do Centro de Dia fundado em 1981 e a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, cujas instalações foram inauguradas em 1995, e garantindo Serviços de Apoio Domiciliário e Apoio Domiciliário Integrado, para além de desenvolver um Programa de Emergência Alimentar a partir da sua cantina social. Em termos de infra-estruturas, para além do edifício-sede, a Irmandade é proprietária das estruturas do antigo complexo de Nossa Senhora dos Pobres, no qual se incluem o Hospital de Loulé e a igreja anexa, onde funcionam respectivamente: uma unidade de serviços paliativos e outra de cuidados continuados como valências desta Misericórdia; e na Igreja devidamente restaurada abriu o Núcleo Museológico desta Instituição.

A primeira confraria da Misericórdia foi a de Lisboa, fundada em 1498 nos claustros da Sé de Lisboa, pela rainha D. Leonor (1458-1528) viúva de D. João II (1455-1495) e irmã de D. Manuel I (1469-1521).

Essas Casas da Misericórdia receberam um grande impulso quando o rei D. Manuel mandou distribuir por todo o país cópias do Compromisso da Misericórdia de Lisboa de 1516.

No Algarve, a primeira Casa que surgiu foi a de Tavira em 1498, ou seja no próprio ano da fundação da de Lisboa. Passados 100 anos existiam 11 irmandades e até ao séc. XX já se encontravam em atividade as 22 que ainda hoje cumprem o seu papel assistencial com excepção para a de Cacela, extinta no séc. XIX.

A Santa Casa da Misericórdia de Loulé foi uma das fundadas no séc. XVI, mais propriamente em 1518, e estabelecida numa pequena capela existente fora das muralhas, dedicada aos Santos Inocentes, no Largo com essa designação (hoje chamado de Gago Coutinho). No séc. XIX a Igreja e as casas da Misericórdia entretanto aí construídas foram arrasadas e os terrenos vendidos para construção e mais tarde (anos 40) darem lugar à Caixa Geral de Depósitos.

A partir daí a Santa Casa foi para o edifício do Hospital e a Igreja de Nossa Senhora dos Pobres passou a designar-se de Igreja da Misericórdia.

Entre em contacto connosco

Prometemos ser breves na resposta

    * Autorizo a recolha, processamento e utilização dos meus dados pessoais pela Santa Casa da Misericórdia de Loulé no âmbito do envio de mais informações, não sendo permitida a sua utilização por terceiros.