A Santa Casa da Misericórdia de Loulé (SCML) iniciou, dia 30 de Setembro, as comemorações dos 500 anos. A cerimónia solene teve início pelas 17h00, na Igreja da Misericórdia com uma Eucaristia solene à qual se seguiu a palestra “A Fundação da Irmandade da Misericórdia de Loulé”, proferida pelo historiador de arte, Marco Sousa Santos.
Destacou-se ainda a homenagem aos colaboradores com 20 e 25 anos de serviço, com entrega de diploma de reconhecimento profissional e uma medalha criada em especial para a data dos 500 anos.
Um momento especial que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Dr. Vitor Aleixo; da Diretora Municipal do concelho, Dra. Dália Paulo; da Diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Faro, Dra. Margarida Flores; e do Dr. Cardoso Ferreira da União das Misericórdias Portuguesas, entre outras entidades do distrito.
A instituição particular de solidariedade social foi fundada ainda em tempo de vida da rainha D. Leonor e de D. Manuel.
Tendo em conta a documentação conhecida, a Santa Casa da Misericórdia de Loulé terá iniciado funções no concelho a 1518. Na época, o apoio dado à comunidade consistia fundamentalmente nas obras de misericórdia (espirituais e corporais).
Atualmente, conta com uma Estrutura Residencial para Idosos, com capacidade para 120 utentes, Centro de Dia para 40 utentes, Serviço de Apoio Domiciliário 59 idosos e Serviço de Apoio Domiciliário Integrado 10 pessoas. A Santa Casa da Misericórdia de Loulé é ainda mediadora do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC), coordenado pelo Banco Alimentar do Algarve, apoiando 43 agregados e perfazendo um total de 114 beneficiários.
A Santa Casa da Misericórdia de Loulé conseguiu em 2011 recuperar o antigo Hospital de Loulé, tão acarinhado pelos louletanos. Uma recuperação realizada com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.
Presentemente, este espaço acolhe o Hospital de Loulé, administrado pela sociedade de cotas, da qual a Misericórdia é sócia.
A Santa Casa da Misericórdia de Loulé tem-se pautado por um trabalho contínuo e atento à realidade da população do concelho, e, dentro da sua área de ação tem-se vindo a afirmar enquanto parceiro em diferentes projetos.
Adicionar comentário